O carnaval é uma fase do ano muito divertida e colorida, e é claro que as crianças não podem ficar fora dessa. Essa época também é uma excelente oportunidade para incentivar a criatividade e o aprendizado das crianças por meio de brincadeiras educativas e temáticas.
Pensando nisso, e na dinâmica alegre da data, preparei uma lista incrível com 11 atividades de Carnaval para educação infantil que vão transformar qualquer ambiente em um verdadeiro bloco carnavalesco. E o melhor: além de superdivertidas, essas atividades ajudam no desenvolvimento cognitivo e social dos pequenos. Confira!
Conteúdo
1. Criação de máscaras de Carnaval
Essa atividade é uma das mais clássicas. As crianças podem fazer suas próprias máscaras utilizando moldes de papel. Isso envolve pintura e decoração com glitter e lantejoulas, permitindo que cada criança tenha uma máscara única!
- Como realizar: as crianças devem usar suas mãos como molde para criar máscaras. Para isso, ensine a dobrar uma folha de papel ao meio, colocar a mão aberta sobre ela e contornar. Depois, recortar e decorar da forma que preferir, com giz de cera, lápis de cor, tintas, glitter e outros materiais.
- Objetivo pedagógico: essa atividade promove a coordenação motora ao recortar e colar, além de estimular a criatividade na decoração das máscaras.
- Materiais necessários: papel sulfite, lápis, tesoura, tintas, glitter e cola.
- Adaptação por faixa etária: para crianças menores, você pode ajudar no contorno e recorte. Para as maiores, incentive a personalização com mais detalhes.
2. Oficina de fantasias de personagens
Quem não gostaria de ser aquele super-herói por um dia? Permita que os pequenos se aventurem com essa atividade de carnaval para educação infantil especial. Eles devem criar sua própria fantasia do zero ou com ajuda de um molde, veja até onde eles podem ir com sua criatividade.
- Como realizar: organize uma oficina onde as crianças criam fantasias simples usando materiais como papel crepom, TNT e papelão. Cada criança pode escolher um tema para sua fantasia.
- Objetivo pedagógico: desenvolve criatividade e o trabalho em equipe, pois as crianças podem colaborar na criação e troca de ideias.
- Materiais necessários: papel crepom, TNT, papelão, tesoura, cola e fitas adesivas.
- Adaptação por faixa etária: para os menores, ofereça modelos prontos para que possam decorar. Já os maiores podem criar fantasias mais complexas com mais autonomia.
Se a criança tiver dificuldade de escolher qual fantasia usar, confira essas 9 inspirações divertidas de fantasia infantil.
3. Momento bagunça! Hora do batuque musical
Nessa brincadeira, as crianças podem criar seus próprios instrumentos musicais utilizando materiais simples como papelão e miçangas, estimulando a criatividade e as habilidades motoras. Confira:
- Como realizar: as crianças devem criar instrumentos musicais simples usando materiais recicláveis. Por exemplo, usar papelão para fazer um tambor ou colar miçangas em um palito.
- Objetivo pedagógico: estimula a coordenação motora e o ritmo, além de incentivar a expressão musical.
- Materiais necessários: papelão, palitos de picolé, miçangas ou botões e barbante.
- Adaptação por faixa etária: as crianças menores da educação infantil podem trabalhar em grupos para criar instrumentos simples. Os mais velhos podem adicionar elementos sonoros mais complexos.
4. Balões carnavalescos de aprendizado
Essa atividade de carnaval é pensada para a escola ou para o lar, motivando a criança a fazer atividades práticas que ela geralmente evita.
- Como realizar: escreva tarefas educativas em papéis pequenos, coloque-os dentro de balões coloridos e encha-os. As crianças devem estourar os balões e realizar as tarefas correspondentes.
- Objetivo pedagógico: promove o trabalho em equipe e a resolução de problemas, além de ser uma atividade divertida que envolve movimento.
- Materiais necessários: balões coloridos, papéis para escrever as tarefas e adereços para decorar os balões.
- Adaptação por faixa etária: para os menores, as tarefas podem ser simples como “fazer uma dança”. Para os maiores, inclua desafios mais complexos que fazem parte de sua rotina.
5. Dança das cadeiras sambistas
Essa é uma atividade da educação infantil de diversas ocasiões para além do Carnaval, mas nada melhor que incorporar marchinhas, samba e pagode na brincadeira. É diversão garantida para a garotada!
- Como realizar: organize cadeiras em círculo (uma a menos do que o número de participantes). Enquanto a música toca, as crianças dançam ao redor. Quando a música parar, elas devem sentar-se rapidamente.
- Objetivo pedagógico: desenvolve a coordenação motora e ensina sobre competição saudável e socialização.
- Materiais necessários: cadeiras e música animada de Carnaval.
- Adaptação por faixa etária: para crianças menores, faça rodadas mais rápidas com músicas curtas. Para as maiores, aumente a complexidade ao adicionar regras como “trocar de cadeira enquanto a música toca”.
6. Faça seus próprios acessórios
Nada melhor que acessórios personalizados e reciclados para brincar. Estimule seu pequeno nessa brincadeira carnavalesca divertida!
- Como realizar: após escolher a fantasia, as crianças podem criar acessórios como tiaras, colares ou asas. Utilize materiais como papel colorido e fitas para decorar.
- Objetivo pedagógico: estimula a criatividade e o trabalho em equipe, pois as crianças podem colaborar na criação dos acessórios.
- Materiais necessários: papel colorido, fitas, cola, tesoura e itens decorativos como lantejoulas.
- Adaptação por faixa etária: crianças menores podem fazer acessórios simples, já as mais velhas podem criar peças mais elaboradas que exijam mais habilidades manuais.
7. Monte uma saia rodadinha de fantasia
A saia de tutu faz parte de inúmeras fantasias, como de flores, bailarina, fada e princesas. Junte as meninas para fazerem suas próprias sainhas!
- Como realizar: corte tiras de tule de 30 cm e dobre uma faixa de fita ou elástico ao meio. Coloque em baixo da fita, deixando as pontas soltas para baixo e a emenda acima. Dê um nó no tule (pegue as pontas e passe por dentro do tule para fixar no elástico sem precisar costurar). Amarre as tiras de tule na fita, criando uma saia rodadinha.
- Objetivo pedagógico: desenvolve a coordenação motora fina, pois as crianças precisam dar nós e manipular materiais delicados.
- Materiais necessários: 4 m de tule e 80 cm de fita de cetim ou elástico.
- Adaptação por faixa etária: para os menores, o adulto pode ajudar a dar os nós; para os maiores, incentive-os a fazer sozinhos e explorar diferentes combinações de cores.
8. Unidos da caça ao tesouro: trabalho em equipe
Nessa atividade de carnaval para a educação infantil, você vai realizar a tradicional brincadeira que todos conhecemos, mas com um toque carnavalesco.
- Como realizar: crie um mapa ou dicas que levem as crianças a encontrar pequenos tesouros escondidos pela sala ou pátio da escola relacionados ao Carnaval.
- Objetivo pedagógico: estimula habilidades de trabalho em equipe, resolução de problemas e promove o pensamento crítico.
- Materiais necessários: papéis para mapas/dicas, pequenos prêmios (como doces ou brinquedos) e decorações carnavalescas.
- Adaptação por faixa etária: para os menores, use pistas visuais simples. Para os maiores, crie enigmas ou desafios que precisam ser resolvidos para encontrar o próximo local.
9. Pintura colorida no corpo, rosto ou papel
Essa atividade é autoexplicativa. Forneça tintas para as brincadeiras e deixe a imaginação fluir, essa pode ser uma brincadeira solo ou com mais crianças. Lembre-se de fotografar a arte depois!
- Como realizar: organize uma sessão de pintura onde as crianças possam usar tintas apropriadas para pele para se pintar ou pintar em papéis grandes temas relacionados ao Carnaval.
- Objetivo pedagógico: promove a expressão artística, desenvolvendo a criatividade e habilidades motoras ao usar pincéis ou esponjas.
- Materiais necessários: tintas não tóxicas apropriadas para crianças, pincéis e papéis grandes ou telas.
- Adaptação por faixa etária: os menores podem usar esponjas grandes para facilitar a pintura; os maiores podem experimentar técnicas diferentes como aquarela ou impressão com objetos diversos.
10. Confeccione a decoração de carnaval e brinquedos
A produção de decoração e brinquedos é uma atividade de educação infantil que deve entrar no dia a dia dos pequenos, não só na festa em si. Mas principalmente nessa ocasião, eles ficam entretidos criando brinquedos de papelão, varal com bandeirinhas, fitilhos para colar no teto e cortando inúmeros confetes para jogar nas mesas e no chão.
- Como realizar: as crianças podem criar decorações usando papéis coloridos. Incentive-as a usar sua criatividade para enfeitar o ambiente da festa.
- Objetivo pedagógico: estimula a criatividade e o trabalho em equipe, pois os alunos podem colaborar na criação da decoração da festa.
- Materiais necessários: EVA, papéis coloridos, fitas de cetim, tintas e glitter.
- Adaptação por faixa etária: as crianças menores podem trabalhar em tarefas simples como colar confetes; já as maiores podem planejar projetos decorativos mais complexos como criar as fitas.
11. Contação de história sobre o Carnaval
Realize uma roda de conversa onde se conta a história do Carnaval no Brasil, promovendo um entendimento cultural para os pequenos, fazendo-os entender o porquê da data.
- Descrição da atividade: organize uma roda de conversa onde um educador ou convidado conta a história do Carnaval no Brasil, destacando suas origens, tradições e significados. Utilize imagens e objetos relacionados para tornar a narrativa mais envolvente.
- Objetivo pedagógico: promove o entendimento cultural, desenvolve a escuta ativa e estimula a expressão oral das crianças ao compartilhar suas próprias experiências sobre o Carnaval.
- Materiais necessários: livros ilustrados, imagens do Carnaval, objetos decorativos e instrumentos musicais simples.
- Adaptação por faixa etária: para crianças menores, use histórias mais curtas e visuais; para os maiores, incentive discussões e perguntas sobre as tradições e experiências pessoais relacionadas ao Carnaval.
E aí, gostou das ideias? Com essas 11 atividades de Carnaval para educação infantil, tenho certeza de que os pequenos vão se divertir muito enquanto aprendem.
Se você colocar alguma dessas ideias em prática, me conta nos comentários como foi a experiência. Vou adorar saber como os pequenos se divertiram! Ah, e para mais dicas e inspirações, não deixe de conferir outros conteúdos aqui no Blog da Brandili.