O inverno chegou, mas os pequenos ainda continuam com suas energias nas alturas? Uma boa dica é apostar nas brincadeiras de inverno. Diferentemente das brincadeiras ao ar livre, as de inverno precisam ser pensadas para ambientes fechados, até porque não dá para fazer atividades fora de casa com o clima frio, concorda?
Por isso, preparamos uma lista com as melhores atividades para você fazer com a criançada no inverno. Nesta lista, você vai encontrar atividades com fantoches, massinha de modelar, pintura em quadros, boliche caseiro e muitas outras inspirações. Continue rolando a tela e confira!
Conteúdo
1. Teatro de fantoches
Uma brincadeira incrível de inverno para as crianças é o teatro de fantoches. Você pode se inspirar em histórias já inventadas como Os 3 Porquinhos, Chapeuzinho Vermelho e Pinóquio e criar fantoches seguindo essa premissa. Uma dica importante é fazer com que os pequenos se empenhem em fazer esse trabalho.
Aqui na Brandili, nós desenvolvemos um guia super interativo de como fazer fantoches. É um passo a passo super simples com materiais que todo mundo tem em casa. Vale a pena dar uma conferida!
2. Massinha de modelar
As brincadeiras com massinha de modelar são a cara do inverno, afinal, as crianças não precisam sair de casa para poder brincar! Aqui, é importante estabelecer desafios para que eles possam se superar. Você pode estipular formatos de bichinhos, frutas ou personagens para que eles criem os seus formatos.
3. Pinturas em quadros
Pintar quadros é uma forma criativa de fazer com que as crianças se mantenham entretidas nos dias mais frios do ano. Além disso, é uma maneira de criar um objetivo decorativo e memorável para guardar por anos. O ato de colorir também pode estimular várias áreas do desenvolvimento infantil, como a criatividade, a coordenação motora e as emoções.
Leia também: Brincadeiras para fazer dentro do apartamento — 10 sugestões incríveis da Brandili!
4. Boliche caseiro
O boliche caseiro, além de ser uma ótima atividade de inverno, é também uma boa maneira de fazer os pequenos criarem seus próprios brinquedos. Nele, as crianças deverão montar o boliche utilizando garrafas pet de 2 litros e meias para fazer as bolas de boliche.
Para fazer os pinos, é possível encher as garrafas com água ou areia. Nas bolas de boliche, você pode amarrar meias e enchê-las com areia para poderem ter mais peso. Caso queira enfeitar o brinquedo, aposte em pedaços de EVA para deixar tudo mais bonito e lúdico.
5. Stop
O stop é uma daquelas brincadeiras antigas que todo mundo já se divertiu alguma vez na vida. O mais legal é que você só vai precisar de papel e algumas canetas. Crie uma lista com algumas informações: nome, animal, objeto, cor, esporte, filme e mais.
Após sortear uma letra, todos que estão na brincadeira devem completar a lista com palavras que comecem com ela. A primeira criança que completar todos os itens deve gritar “stop”. Usualmente cada item vale 10 pontos e repetidos 5.
6. Jogos de tabuleiro
O inverno nos dá a possibilidade de experimentarmos brincadeiras que estimulam a criatividade e o raciocínio lógico das crianças. Por isso, apostar em jogos de tabuleiro como War, Banco Imobiliário e Uno são uma ótima maneira de explorarmos essas áreas do desenvolvimento infantil.
7. Telefone sem fio
Telefone sem fio é uma brincadeira tradicional super indicada para o inverno. Nela, as crianças precisam fazer o brinquedo utilizando um copo e um cordão. Enquanto uma pessoa fica em um cômodo, as outras se espalham pelos demais cômodos. Uma criança falará um “segredo” no copo e as outras tentarão adivinhar.
Para fazer o brinquedo, é bem simples: pegue duas latas vazias e faça um pequeno furo na base das latas, o suficiente para passar um cordão. Coloque o cordão pelo furo e dê um nó na ponta e bote a outra ponta da linha dentro do fundo da outra lata ou copo. Dê um nó, como antes, e puxe a linha firmemente.
8. Origamis
Os origamis nada mais são do que artes de dobrar papel comumente associadas à cultura japonesa. Com essa atividade de inverno, temos uma ótima oportunidade de desenvolver a coordenação motora fina dos pequenos, pois, para fazer essa brincadeira, os pequenos terão que amassar os papéis para formar os mais variados desenhos.
A dica é apostar em origamis mais fáceis que se adequem a idade das crianças, existem formatos de flores, cachorrinhos, gatos, sapinhos, baleias e outros que podem ser feitos em poucas dobraduras.
O que achou das atividades de inverno para fazer com as crianças? Não esqueça de deixar o seu comentário logo abaixo com a sua opinião e mais algumas sugestões! As brincadeiras são uma ótima maneira de estimular o desenvolvimento, por isso, confira também a nossa lista de brincadeira para educação infantil.
Até a próxima!