Início » Brincadeiras e jogos » 16 brincadeiras com papel e caneta para entreter as crianças

16 brincadeiras com papel e caneta para entreter as crianças

8 minutos de leitura

O papel e a caneta são materiais acessíveis e fáceis de encontrar, presentes nos lares brasileiros. Com um pouco de criatividade, é possível brincar e entreter as crianças por bastante tempo, garantindo muita diversão e alegria.

As brincadeiras com papel e caneta também estimulam a coordenação motora e a cognição das crianças, além de serem um ótimo passatempo longe de telas e dispositivos eletrônicos, já que as redes sociais podem trazer malefícios às crianças. As atividades também são benéficas para trabalhar a lógica e o vocabulário.

Venha com a Brandili descobrir a seleção de brincadeiras legais que preparamos para você se aventurar com seus filhos!

1. “Quem sou eu?” para estimular o raciocínio

É possível brincar de “Quem sou eu?” com duas ou mais pessoas. Portanto, caso você vá receber mais amiguinhos da criança ou quer brincar com a família toda, essa é uma excelente opção!

Cada participante escreve o nome de um personagem ou animal conhecido em um papel escondido, sem que os outros vejam. Depois, o papel é colado na testa do próximo participante na roda, sem ele ver o que está escrito. O ideal é usar papéis post-its para colar o desenho no participante. Caso você não tenha, não se preocupe: cada um pode apenas segurar o papel na testa sem olhar!

crianças brincando de quem sou eu

O jogo começa com um jogador fazendo perguntas para os outros participantes. As perguntas devem ser formuladas de maneira que possam ser respondidas com “sim” ou “não”. Por exemplo:

  • “Sou um personagem de desenho animado?”;
  • “Sou um animal?”;
  • “Estou em um filme da Disney?”.

Os outros jogadores respondem às perguntas. O jogador que está tentando adivinhar pode continuar fazendo perguntas até que ele sinta que tem uma boa ideia de quem é ou até que ele decida fazer uma tentativa de adivinhação.

O jogo pode ser jogado em rodadas, para que todos tenham a chance de fazer sua própria adivinhação e marcar pontos. Você pode definir que ganha quem marcar 10 pontos primeiro, por exemplo, ou podem jogar até as crianças se cansarem. Essa brincadeira é um ótimo exemplo entre atividades para estimulação cognitiva!

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 6 anos.

2. “Sorteio de personagem” para estimular a coordenação motora

Escreva em papéis cortados em pedaços pequenos várias características, como:

  • Careca;
  • Cabeludo;
  • Alto;
  • Baixo;
  • Vestido;
  • Calça e camiseta;
  • Bigode;
  • Óculos;
  • Batom.

Sorteie duas características por vez, escondendo com as mãos, por exemplo: careca em uma mão e cabeludo na outra, sem a criança ver. Deixe-a escolher de forma aleatória e, juntos, vocês vão desenhando o personagem conforme as características forem saindo. No final, peça para a criança dar um nome ao personagem!

dois amigos brincando com papel e caneta

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 5 anos.

3. “Descubra o objeto” para estimular a cognição

Escreva em papéis pequenininhos objetos, animais, plantas e outras coisas que possam ser facilmente desenhadas pela criança. Dobre todos os papéis e coloque-os em um pote ou segure-os nas mãos em forma de concha e faça a criança sortear um papelzinho.

Ela deve desenhar o objeto sorteado enquanto os outros participantes tentam adivinhar o que está sendo feito. Quem adivinhar primeiro ganha a rodada!

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 4 anos.

crianças brincando de "Descubra o objeto"

4. “Jogo da velha” que estimula a lógica

Um clássico onde dois jogadores desenham uma grade com 9 quadradinhos e tentam alinhar três símbolos (X ou O) em sequência, seja horizontal, vertical ou diagonal.

jogo da velha desenhado de caneta em uma folha de papel

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 6 anos.

5. “Forca ou pendurado” para aprender vocabulário

Um jogador escolhe uma palavra e desenha traços para cada letra. Os outros tentam adivinhar a palavra sugerindo letras enquanto partes de um boneco pendurado são desenhadas a cada erro até que ele seja completado.

duas crianças brincando de jogo da forca em uma folha de papel

Ganha quem completar a palavra ou adivinhar qual é mesmo antes de ela estar completa. Perde quem cometer erros até o boneco ser totalmente desenhado: cabeça, tronco, braços, pernas, mãos e pés.

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 7 anos.

6. “Mímica” estimula a criatividade e a sociabilidade

Escreva em um papel vários personagens conhecidos pelas crianças e corte em pedaços com cada um. Cada criança pega um papel e faz a mímica para os outros adivinharem qual é o personagem sorteado por ela.

grupo de crianças brincando de mímica

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 5 anos.

7. “Adedonha (Stop)” reforça o vocabulário

Escreva o alfabeto em uma folha de papel e corte em pedacinhos pequenos para ser sorteada uma letra. Os jogadores devem escrever palavras de categorias específicas que começam com a letra da rodada. Cada jogador desenha uma grade com as categorias predeterminadas, como:

crianças com mais de 8 anos brincando de stop/adedonha

  • Nome de pessoa;
  • Nome de animal;
  • Nome de cidade;
  • Nome de fruta;
  • Nome de objeto.

Quando a letra é anunciada, os jogadores tentam preencher cada categoria com uma palavra que comece com ela, o mais rápido possível. Assim que um jogador terminar sua grade, ele grita “Stop!” para indicar que terminou. Os outros jogadores param imediatamente.

Cada jogador lê suas respostas em voz alta, uma categoria por vez. Se uma palavra for repetida, ela vale 5 pontos para todos os jogadores que a escreveram. Cada palavra única válida marca 10 pontos para o jogador que a escreveu. O jogador com a pontuação mais alta ao final de várias rodadas é declarado o vencedor.

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 8 anos.

8. “Corrida de caneta” é ideal para coordenação motora

Cada participante desenha um percurso e “corre” com a caneta. Para simular a corrida, a caneta deve ser equilibrada com a ponta no papel e a criança deve dar um tapinha nela para fazer um risco. Utilize 2 canetas de cores diferentes e intercale os jogadores. O primeiro a cruzar a linha de chegada vence. Essa é uma das atividades para coordenação motora que melhor estimula o uso das mãos!

Corrida de caneta

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 5 anos

9. “Festa maluca” é excelente para habilidades sociais

Cada um cria um personagem engraçado em um papel. Eles são dobrados e sorteados. Cada um deve interpretar o personagem que tirou no sorteio enquanto os outros tentam adivinhar qual deles está sendo interpretado. Pode ser um personagem dragão, cachorro, gato, o que a criatividade permitir!

crianças com máscaras caseiras feitas com papel e canetinha

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 6 anos.

10. “Jogo dos pontinhos” estimula o raciocínio lógico

Os jogadores desenham pontos em uma folha e, em turnos, ligam os pontos para formar quadrados. O jogador que fechar mais quadrados vence.

menino e menina brincando de jogos do pontinho

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 7 anos.

11. “Desenho em grupo” para estimular o trabalho em equipe

Cada jogador começa um desenho e, após um tempo, passa o papel para o próximo, que o continua. O objetivo é criar um desenho colaborativo e divertido.

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 5 anos.

Desenho em grupo

12. “Quem é quem?” para estimular conhecimentos gerais

Similar ao “Quem sou eu?”, mas os participantes escolhem categorias específicas, como personagens de filmes ou músicos.

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 6 anos.

duas meninas e seu avô jogando jogo de adivinhação

13. “Detetive” reforça a atenção e a capacidade de estratégia

Para brincar de detetive, o ideal é um grupo com várias crianças. Corte um pedaço de papel para cada participante. Escreva nos papéis cortados um “assassino”, um “detetive” e nos outros “vítima” e sorteie os papéis. Todos deverão manter em segredo o que sortearam.

Os jogadores, então, sentarão em um círculo, e o assassino irá secretamente piscar para as vítimas. Quando a vítima recebe a piscadela do assassino, ela deve se fingir de morta de forma dramática (com gritos, apertar o peito ou se jogar no chão).

O detetive deve adivinhar quem é o assassino e, quando tiver certeza, deve apontá-lo e dizer “Preso em nome da lei!”. Caso o assassino mate todos antes do detetive adivinhar, ele ganha. Caso contrário, o detetive ganha. Se o assassino piscar para o detetive, ele também é preso.

crianças felizes sentadas no chão da sala de aula

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 8 anos.

14. “Jogo do dicionário” incrível para vocabulário e gramática

Esse é um jogo que precisa, além de caneta e papel, de um dicionário. Cada jogador escolhe uma palavra diferente e desconhecida pelos outros e escreve 4 significados possíveis, 3 falsos e o seu significado verdadeiro em um papel. Os outros jogadores se revezam para tentar adivinhar o real significado da palavra valendo pontos. Quem completar 10 pontos primeiro ganha!

Essa atividade pode contribuir muito com o desempenho das crianças na rotina escolar, agregando nas aulas de português e na capacidade de leitura!

crianças em idade escolar sentadas na biblioteca lendo livro

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 9 anos.

15. “História em grupo” reforça o trabalho em equipe

Um jogador começa uma história com uma frase e cada um adiciona uma nova frase, criando uma narrativa divertida e colaborativa.

crianças sentadas em roda com um adulto

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 6 anos.

16. “Jogo da memória” estimula a cognição

Crie pares de cartas com desenhos ou palavras que combinam. Espalhe as cartinhas na mesa com os desenhos virados para baixo. Os jogadores devem tentar encontrar a carta correspondente virando duas cartas de cada vez. Faça o jogo acontecer em turnos. A cada par retirado da mesa, o jogador ganha 1 ponto. Ganha quem tiver mais pontos quando as cartas acabarem.

criança brincando de jogo da memória

Essa brincadeira é ideal para crianças a partir de 8 anos.

Agora que você encontrou vários jogos e brincadeiras divertidas para entreter você e as crianças por bastante tempo, confira nosso post sobre brinquedos sustentáveis para fazer em casa para vocês se divertirem ainda mais!

Boa leitura!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário