Início » Dicas » 13 brincadeiras da região sul: diversão e tradição para se divertir

13 brincadeiras da região sul: diversão e tradição para se divertir

10 minutos de leitura

Quando falamos sobre a infância, logo vem à mente a alegria de brincar ao ar livre, correr com os amiguinhos e explorar o mundo ao nosso redor com muita diversão.

Aqui na Brandili, sabemos o quanto essas memórias são importantes e estamos sempre em busca de resgatar a essência dessa fase mágica da vida. Por isso, que tal mergulhar em um universo de brincadeiras tradicionais da região Sul do Brasil? São atividades que fazem parte da cultura e ajudam a criar laços, estimular a criatividade e, claro, garantir muita diversão!

Está pronto para descobrir tudo isso? Continue lendo e escolha a sua brincadeira favorita para compartilhar com as crianças!

1. Passa anel: um jogo de mistério e concentração

Essa é uma das brincadeiras mais clássicas e envolventes. O objetivo principal do passa anel é enganar os amigos e esconder o anel em uma das mãos de alguém enquanto todos tentam adivinhar com quem ele está.

O jogo começa com as crianças sentadas em círculo e uma delas é escolhida como a “passadora de anel”. Ela carrega o anel escondido nas mãos juntas e começa a passar pela fileira de crianças, disfarçando enquanto finge soltar o anel nas mãos de cada uma. A diversão está justamente em fazer com que os outros acreditem que entregou o anel para alguém que, na verdade, não o recebeu.

crianças brincando de passa anel

Quando a passadora terminar de percorrer o círculo, alguém terá que adivinhar com quem está o anel. Se acertar, troca de lugar com quem estava com o anel; se errar, a brincadeira continua! Essa é uma atividade que desperta a atenção e ajuda a desenvolver o foco nas crianças. Já testou por aí?

Não perca o nosso post sobre brincadeiras de alfabetização.

2. Esconde-esconde: lá vou eu!

Quem nunca brincou de esconde-esconde? Essa é uma das brincadeiras da região sul mais queridas por gerações — e não é por acaso! A emoção de procurar o esconderijo perfeito ou a adrenalina de correr para a “base” antes de ser encontrado é irresistível.

dois amiguinhos brincando de esconde esconde

A regra é simples: uma criança é escolhida para ser a “procuradora” enquanto as demais têm um tempo determinado para se esconder. A “procuradora” conta de olhos fechados até o número combinado e, ao terminar, grita “pronto ou não, lá vou eu!” e começa a procurar as outras.

A diversão não termina só ao encontrar os amigos. A grande sacada é conseguir correr até a base antes que o procurador toque em você! Se der sorte, pode ser o próximo a se esconder! E o mais legal é que essa brincadeira ajuda a estimular a observação e a agilidade das crianças.

3. Mamãe posso ir? Um clássico de dar risada!

Mamãe posso ir? é aquela brincadeira típica da região sul que sempre termina com risadas! Ideal para ser jogada ao ar livre, essa atividade coloca à prova a rapidez e as habilidades de escuta das crianças.

A brincadeira começa com uma das crianças representando a “mamãe” (ou “papai”) que fica a certa distância dos outros jogadores, que estão enfileirados do outro lado do espaço. A cada rodada, uma das crianças pede: “Mamãe (ou papai), posso ir?” A “mamãe” decide quantos passos e de que tipo a criança pode dar — como “um passo de formiga”, “três passos de gigante” ou “dois passos de canguru”.

A grande diversão está em seguir as instruções dadas pela mamãe, mas, claro, com aquela tentativa esperta de dar passinhos maiores, só para chegar mais rápido. A primeira criança que chegar até a “mamãe” vence e assume o seu lugar na próxima rodada. Diversão pura e cheia de criatividade!

4. Morto-vivo: ritmo e agilidade na palma da mão

Quando o objetivo é fazer a criançada se movimentar, nada melhor do que o morto-vivo! Uma ótima brincadeira para o dia das crianças, muito fácil de aprender e superdivertida. Basicamente, é um jogo de comandos que testa a rapidez e a atenção dos pequenos.

grupo de amigos brincando de morto vivo

A criança que estiver “no comando” grita “morto” ou “vivo”. Ao ouvir “morto”, todos precisam agachar rapidamente, e ao ouvir “vivo”, devem se levantar. Simples, né? Só que não! Quem se confundir e agachar ou levantar no momento errado está fora da rodada.

A graça desse jogo está justamente em tentar enganar os outros ao dar comandos rápidos e confusos, fazendo com que os jogadores acabem agachando quando deveriam ficar em pé e vice-versa. Garantia de boas risadas e muita agilidade!

5. Coelho sai da toca: uma corrida pela vitória

Essa é uma das brincadeiras da região sul que mais combina energia e estratégia! Coelho sai da toca é perfeita para grupos maiores e garante que ninguém fique de fora da diversão.

No jogo, as crianças se dividem em trios. Dois seguram as mãos, formando uma toca, enquanto o terceiro fica no meio, representando o “coelho”. A cada rodada, a pessoa responsável pela brincadeira grita: “Coelho, sai da toca!” Então, todos os “coelhos” devem trocar de toca o mais rápido que puderem, enquanto o jogador que ficou sem toca tenta ocupar o lugar de um dos outros.

A cada rodada, o número de tocas diminui, aumentando a competição entre os “coelhos”. Quem será o coelho mais rápido e estratégico da turma?

6. Pular caracol: habilidade e concentração

Pular caracol é uma variação do tradicional amarelinha, mas com um toque especial! Ideal para as crianças que adoram pular e testar suas habilidades motoras, essa brincadeira usa um desenho em espiral no chão, que representa o caminho do “caracol”.

As crianças devem pular de quadrado em quadrado sem tocar nas linhas, começando do centro e indo até a borda da espiral. Quando chegam ao final, precisam retornar ao ponto de partida, novamente pulando. Parece fácil, mas conforme a espiral vai se estreitando, o desafio fica mais difícil.

A diversão está em ver quem consegue completar o percurso inteiro sem errar ou cair nas armadilhas das curvas apertadas do caracol. Essa é uma atividade ótima para desenvolver a coordenação motora e a paciência.

7. Quente ou frio: o jogo de adivinhação mais animado

Outro clássico dos clássicos! Quente ou frio é aquela brincadeira típica da região sul perfeita para ambientes internos e que garante diversão usando apenas a imaginação.

Uma das crianças esconde um objeto enquanto as outras precisam adivinhar onde ele está. Conforme vão chegando mais perto do objeto escondido, quem sabe onde ele está diz “quente, quente”, ou até “pegando fogo”, se estiver muito próximo. Se estão longe, o comando é “frio, frio”!

A emoção da brincadeira está em observar as crianças ansiosas enquanto seguem as pistas dadas pelos colegas. Essa é uma ótima forma de incentivar o pensamento lógico e a cooperação, já que todos podem ajudar a encontrar o objeto!

8. Dança da cadeira: pura energia e diversão

Quando a música começa, todos sabem o que fazer! A dança da cadeira é uma das brincadeiras mais animadas e uma excelente pedida para festas e reuniões em família.

A brincadeira começa com cadeiras dispostas em um círculo, com uma cadeira a menos do que o número de participantes. Quando a música toca, todos devem andar ao redor das cadeiras, assim que a música para, precisam correr para sentar. Quem ficar sem cadeira está fora do jogo.

dança das cadeiras

Cada rodada, uma cadeira é retirada, e a tensão só aumenta! Quem será o último a conseguir uma cadeira? A risada é garantida, e a competitividade saudável faz da dança da cadeira uma das favoritas em festas.

9. Elástico: vamos pular!

Se você cresceu na década de 90, com certeza brincou de elástico. Essa é uma das brincadeiras mais queridas no Sul, especialmente para meninas. Tudo o que você precisa é de um elástico grande, em torno de 3 metros, que será amarrado nas pernas de duas crianças.

A terceira criança começa a pular no meio do elástico, seguindo uma sequência de movimentos, como cruzar os pés e pular para dentro e para fora sem errar.

A cada rodada, o elástico sobe mais: dos tornozelos até a altura dos joelhos, cintura, e até onde a criança conseguir pular. Essa brincadeira ajuda na coordenação motora e no equilíbrio, além de ser uma ótima forma de gastar energia!

10. Escravos de Jó: ritmo e concentração

Escravos de Jó é aquela brincadeira que mistura ritmo e coordenação. Ideal para grupos grandes, ela usa qualquer objeto pequeno (como tampinhas ou pedrinhas) e coloca as crianças em círculo.

A música começa e todos passam os objetos de mão em mão, seguindo o ritmo da canção: “Escravos de Jó jogavam caxangá, tira, põe, deixa ficar, guerreiros com guerreiros fazem zig zig zá”. O truque está em não perder o ritmo e continuar trocando os objetos na sequência certa. Quem errar o movimento, sai da rodada!

Essa é uma das atividades de estimulação cognitiva mais divertidas que estimula tanto a coordenação motora quanto a memória musical. Quem será o mestre do ritmo?

11. Ovo podre/ovo choco: rapidez e atenção

Ovo podre, também conhecido como ovo choco, é aquela brincadeira da região Sul em que todo mundo adora correr! As crianças se sentam em círculo, enquanto uma delas circula com um “ovo” (que pode ser um pequeno objeto).

A criança que carrega o ovo deve colocá-lo discretamente atrás de uma das outras, enquanto todos cantam uma musiquinha. Quando alguém percebe que o ovo foi deixado para trás, deve levantar e correr atrás de quem colocou. Se conseguir pegar antes da pessoa completar o círculo, trocam de lugar! Essa brincadeira ajuda a desenvolver a atenção e, claro, proporciona boas risadas com as tentativas de fugir dos colegas.

12. Cinco Marias: coordenação e destreza

Cinco Marias é uma brincadeira super tradicional e envolvente! Para brincar, você só precisa de cinco pequenas pedrinhas ou saquinhos de areia, que devem ser jogados no chão. O objetivo é jogar uma pedrinha para o ar e pegar as outras, uma a uma, antes que a primeira caia no chão.

A cada rodada, o desafio aumenta, como pegar duas pedrinhas de uma vez ou todas as cinco de uma vez! Essa é uma atividade que estimula a coordenação motora fina e é uma ótima forma de passar o tempo entre amigos.

13. Estilingue: uma aventura na pontaria

Estilingue é uma das brincadeiras mais aventureiras e emocionantes do Sul! O estilingue é um galho de madeira em formato de Y com um elástico amarrado entre as duas pontas menores. Usando o estilingue de madeira e pequenas pedras, o objetivo é acertar alvos no chão, como latas ou garrafinhas.

estilingue

Essa brincadeira é superdivertida e desenvolve a coordenação e a concentração. Mas lembre-se: sempre jogue com cuidado e em locais apropriados para garantir a segurança de todos.

Agora que você já conhece tantas brincadeiras incríveis da região Sul, que tal relembrar a infância e se divertir com os pequenos? Essas atividades são perfeitas para criar momentos inesquecíveis em casa ou em festas, então, confira também nosso post sobre brincadeiras para festas infantis e saiba como animar a festa das suas crianças!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário