Conteúdo
Glossário do recém-nascido: guia de A-Z para mães de primeira viagem
Hoje vou te apresentar o glossário do recém-nascido: um guia completo para mães de primeira viagem. Se você sente dificuldade em entender alguns termos, saiba que a maternidade real pode ser realmente algo complicado. Por isso, fique aqui que vou te apresentar de forma clara e objetiva os principais conceitos que rondam esse período.
Espero que esse guia prático sirva de apoio para você nos primeiros meses de vida do seu bebê. Para isso acontecer, separei um termo para cada letra do alfabeto, com o intuito de deixar esse post ainda mais completo para você mamãe e você papai. Vamos lá?
1. Apgar
Apgar é um teste feito no bebê recém-nascido que avalia o estado de sua saúde em uma escala de 0 até 10. O teste considera a frequência cardíaca, os reflexos, a resposta muscular, a respiração e outros. É realizado durante os primeiros minutos de vida da criança e define o estado em que ela se encontra para dar continuidade ao processo de pós-parto.
2. Bebê prematuro
O bebê prematuro é aquela criança que nasce antes de completar o período de 37 semanas de gestação, isto é, 9 meses.
3. Cordão umbilical
Estrutura que conecta o feto à placenta da mãe durante o período de gravidez. Ele permite a troca de oxigênio, nutrientes e excreção do bebê com a mãe. Sua principal função é fornecer nutrientes durante o desenvolvimento do bebê até o parto.
4. Desmame
Trata-se do processo de inserir novos alimentos na rotina do bebê, abandonando a exclusividade do aleitamento materno. O desmame acontece tanto de forma gradual como abrupta, dependendo da necessidade do bebê e, também, da mãe.
5. Episiotomia
É um processo cirúrgico feito durante o parto vaginal, no qual ocorre uma incisão entre a vagina e o ânus, com o intuito de facilitar a saída do bebê. Esse procedimento evita lacerações graves e ajuda a mãe na hora do parto natural.
6. Fototerapia
Diz respeito a um tratamento utilizado para tratar a icterícia neonatal, uma condição que acontece em recém-nascidos, deixando-os com a coloração amarelada. Dessa forma, a fototerapia utiliza a luz para inibir essa coloração!
7. Gasometria
Um exame fundamental para conseguir avaliar a condição do bebê a partir dos níveis de gases no sangue, como função pulmonar, estado de oxigenação, equilíbrio do ácido-base e muito mais.
8. Hérnia umbilical
A hérnia acontece quando algum tecido de dentro do corpo é empurrado para fora da barriga, criando um volume perto do umbigo. Muito comum em recém-nascidos, uma vez que o espaço aberto no umbigo pode não se fechar completamente após o nascimento do bebê, assim gerando uma hérnia umbilical.
9. Incubadora
Equipamento utilizado para cuidar da saúde de bebês recém-nascidos, principalmente aqueles que nascem antes de completar 37 semanas de gestação. A incubadora cria um ambiente que consegue controlar a umidade e a temperatura, o que permite monitorar a saúde da criança de modo confortável e seguro.
10. Jaundice (Icterícia)
Diz respeito a uma condição muito comum em bebês, acontece quando a pele e os olhos ficam em tom amarelado, devido à desregulação de bilirrubina — substância amarela que o corpo produz. Esse acúmulo acontece porque a bilirrubina é processada através do fígado e, no caso de recém-nascidos, o fígado ainda está em processo de desenvolvimento.
A icterícia é algo muito importante, que precisa ser compreendida por todas as mães, por isso, ela não poderia ficar de fora do nosso glossário do recém-nascido!
11. Kernicterus
Um agravo da condição de icterícia, o kernicterus acontece quando não ocorre o tratamento correto ao excesso de bilirrubina. É uma condição rara, mas que acaba afetando bebês recém-nascidos quando a bilirrubina atinge áreas do cérebro e causa danos permanentes.
12. Lactação
É o processo pelo qual começa a ocorrer acúmulo de leite nas glândulas mamárias da mulher. Ocorre principalmente no pós-parto, quando o corpo começa a mudar e se preparar para levar nutrientes ao bebê.
A lactação ocorre de forma diferente em cada pessoa, podendo ter um grande acúmulo de leite, assim como a falta dele. Para entender como aumentar a produção de leite materno naturalmente, confira nosso post sobre as melhores práticas!
13. Mecônio
O mecônio é a primeira secreção que sai do corpo do bebê, é como se fosse sua primeira fezes, no entanto, é um acúmulo de fluidos e células descamadas que se formam durante a gestação.
Sendo assim, podemos entender o mecônio como a primeira resposta do corpo para liberar substâncias do intestino e do estômago, formadas durante a gravidez.
14. Nível de oxigênio
É de extrema importância entender e acompanhar o nível de oxigênio do bebê, uma vez que ele é o grande responsável pelo funcionamento do organismo. O oxigênio está no sangue e precisa ser levado a todos os tecidos e células do corpo, isso manterá uma boa saúde do seu bebê.
15. Oximetria
É um exame usado para medir o nível de oxigênio no corpo do bebê recém-nascido. Esse acompanhamento deve acontecer durante os primeiros dias, sendo um termo recorrente na maternidade e, com isso, colocamos em destaque aqui em nosso glossário do recém-nascido.
É através desse exame que a mãe consegue entender e tratar qualquer complicação respiratória e de adaptação ao ambiente fora do útero.
16. Puerpério
Trata-se do período que compreende as 6 semanas que seguem o pós-parto. Sendo o período necessário para a recuperação completa da mãe, tanto física como mental.
17. Queda de saturação
Para as mães, durante a gestação, no parto e no pós-parto, é de extrema importância fazer o monitoramento da saturação do oxigênio no corpo.
Tendo em vista que a queda da saturação implica diretamente no bom funcionamento dos órgãos, é de extrema importância garantir que a circulação de oxigênio está chegando a todos os órgãos do corpo de forma adequada.
18. Retinopatia da prematuridade
É uma condição que ocorre mais precisamente com bebês prematuros, nascidos com menos de 32 semanas de gestação. Diz respeito ao desenvolvimento de vasos sanguíneos da retina, onde há sensibilização da luz no fundo do olho.
Dessa forma, a retinopatia precisa ser investigada e tratada no tempo adequado para conseguir reverter qualquer agravo na visão da criança.
19. Spinning babies
É um conjunto de técnicas que auxiliam no posicionamento do bebê antes do parto. Há técnicas de postura para alongar o corpo e, com isso, o ligamento da bacia, dessa forma o bebê ficará em uma posição mais confortável para a mãe. A técnica muda dependendo do tipo de parto que a pessoa vai enfrentar, para assim conseguir suprir da melhor forma todas as demandas da mãe!
20. Teste da orelhinha
Um exame indolor e rápido para entender o nível auditivo da criança logo após o seu nascimento. É importante identificar logo no início da vida possíveis complicações auditivas, uma vez que isso interfere diretamente na comunicação da criança ao longo de sua vida.
21. Ultrassonografia
É um exame que utiliza ondas sonoras com alta frequência para criar imagens de dentro do corpo. Durante a gestação, a ultrassonografia é fundamental para acompanhar o bem-estar da mãe e do bebê, além de oferecer dados importantes sobre o progresso da gravidez.
22. Vernix
Nada mais é do que uma secreção sebácea, composta por células da pele, líquidos das glândulas e gordura. Essas secreções cobrem o corpo do bebê durante toda a gestação, visando hidratar e proteger a pele do feto e, ainda, facilitam o processo do nascimento.
23. Xerose
A adaptação do bebê fora do útero requer grandes cuidados. A xerose é um ressecamento da pele devido à exposição a ambientes secos ou com pouca umidade. Nos bebês, a xerose vai deixar a pele com uma aparência descamada e áspera.
Espero que esse glossário do recém-nascido te ajude a passar pelo período de maternidade com mais clareza sobre alguns termos comuns dessa fase. Para que você possa se educar ainda mais sobre o assunto, confira nosso post sobre bebê recém-nascido e entenda os 100 primeiros dias de vida do seu filho de forma simples!