Início » Maternidade » Regras para visitar recém-nascido: 12 dicas com a Brandili!

Regras para visitar recém-nascido: 12 dicas com a Brandili!

5 minutos de leitura

Visitar um recém-nascido é uma experiência emocionante e especial, mas também é importante estar ciente de algumas regras e considerações para garantir a segurança e o conforto do bebê, bem como respeitar o espaço e as necessidades da nova família, afinal, é o momento mágico, mas também um pouco difícil devido à nova rotina do casal.

Pensando nisso, preparamos uma lista com 12 regras para visitar um recém-nascido. Ao adotar uma postura mais respeitosa e amigável, você poderá criar um ambiente positivo para o bebê e também fortalecerá os laços de amizade com a família. Vamos conhecer as dicas? Confira:

1. Marque a visita com antecedência

A primeira regra para visitar um recém-nascido é marcar a visita com um pouco de antecedência. Todo mundo sabe que a rotina de uma nova criança não é nada fácil para os pais, por isso, preparar a família para a sua chegada é algo extremamente respeitoso e de bom-tom.

Além disso, por esses motivos que foram citados, não fique chateado se a família decidir adiar a sua visita, com certeza haverá outras oportunidades em uma data mais oportuna.

família sentada ao lado de uma janela segurando um bebê recém nascido

2. Leve uma lembrancinha

Os pais precisam de muito apoio com a chegada de uma nova criança na casa. Se você deseja causar uma ótima impressão na visita, uma dica é apostar em uma lembrancinha para o bebê. Os presentes para recém-nascidos podem ser: roupinhas, joias adequadas para bebês e brinquedos.

3. Não beije e evite tocar na criança

A regra mais importante ao visitar um recém-nascido é evitar tocar e, principalmente, beijar a criança sem qualquer tipo de autorização dos pais. O motivo é muito simples: bebês quando nascem têm imunidade em desenvolvimento, e nós, adultos, somos vetores de inúmeros vírus e bactérias.

Além disso, os pais têm o direito de decidir quem pode tocar e beijar seu bebê. Respeitar suas preferências demonstra consideração e o apoio à autoridade parental.

4. Assegure-se de estar saudável

Antes de fazer a visita, certifique-se de estar saudável. Sabe aquele resfriado passageiro? Então, não é nada legal chegar a casa da família com um bebê recém-nascido espirrando ou tossindo, concorda? Recém-nascidos têm um sistema imunológico frágil e são mais suscetíveis a infecções.

5. Evite perfumes fortes

Usar perfumes para visitar uma criança recém-nascida não é uma ideia muito boa, pois o seu olfato ainda é muito sensível. Sentir cheiros extremamente fortes pode causar grande incômodo. Por isso, se você usar, aposte em uma fragrância bem leve.

Leia também: Como vestir um recém-nascido de acordo com o clima

6. Não fume antes de visitar

Assim como cheiros fortes de perfumes, também é importante evitar fumar antes de fazer a visita. Como os pequenos ainda não tiveram muito contato com outros cheiros, é recomendado ter esse cuidado para não irritar ou causar incômodo ao recém-nascido.

7. Ofereça ajuda

Em vez de apenas visitar, ofereça ajuda prática aos pais, como preparar uma refeição leve, ajudar na limpeza da casa, presentear com produtos de higiene para bebê ou cuidar de outras tarefas que possam aliviar o estresse pós-parto. Essa é uma prática muito importante para fortalecer os laços com a família.

8. Respeite a amamentação

A amamentação requer um espaço muito calmo e acolhedor entre a mãe e a criança. Além disso, esse é o ambiente mágico que representa a conexão entre os dois. Se, ao visitar, você perceber que está chegando a hora da criança amamentar, dê licença ou aproveite para ir embora.

9. Evite dar muitas opiniões

Ao visitar um recém-nascido, dar muitas opiniões pode parecer bem-intencionado, mas, na verdade, causa estresse e desconforto para os pais. Focar em apoio prático, manter um tom de voz gentil e respeitar as escolhas deles são maneiras eficazes de demonstrar cuidado e consideração durante essa fase especial da vida de uma família.

10. Não acorde o bebê

Durante os primeiros meses de vida, a higiene do sono é um fator extremamente importante para o desenvolvimento infantil. Por isso, não é indicado acordar a criança caso ela esteja dormindo.

11. Lave as mãos antes da visita

Os pequenos estão com a imunidade baixa nos primeiros meses de vida, ou seja, são mais suscetíveis a possíveis contaminações. Por isso, ter um controle higiênico de lavar as mãos é um ato de cuidado e proteção com a saúde do recém-nascido.

12. Faça uma visita rápida

Fazer uma visita rápida a um recém-nascido é uma maneira atenciosa de mostrar seu carinho e cuidado com a rotina do bebê e dos pais. Respeitar o tempo e o espaço, minimizar a exposição da criança a novos estímulos e manter a visita curta são práticas que ajudam a garantir que sua presença seja positiva e bem-vinda.

pai e mãe segurando um bebê recém nascido


Esperamos que as regras para visitar recém-nascido tenham te ajudado a se portar adequadamente para conhecer um novo serzinho. Não se esqueça de comentar aqui embaixo o que achou do conteúdo e quais outras regras você acredita que deveriam estar aqui, ok?

Continue navegando em nosso blog e conheça posts sobre maternidade, paternidade, educação infantil e muitos outros temas que podem ser do seu interesse. Aproveite e veja também dicas práticas para estimular a fala do seu bebê!

Até a próxima!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário