Você já ouviu falar que existe um tipo de som que pode acalmar o bebê? Considerando que as mamães e papais passam várias noites em claro quando os pequenos estão agitados, essa informação pode ser revolucionária!
Então, vamos juntos conhecer mais sobre os poderes do som do útero!
Conteúdo
O som do útero pode tranquilizar o bebê?
Sim! Os barulhos do órgão responsável por abrigar bebê podem influenciar diretamente no relaxamento dos pequenos!
É o que diz o estudo publicado pelo jornal acadêmico Archives of Disease in Childhood, que analisou dois grupos de recém-nascidos que tinham entre dois e sete dias de vida.
Do número total, 16 bebês (80%) dormiram em menos de cinco minutos quando escutavam sons semelhantes aos que o útero reproduz.
A pesquisa também menciona que outros barulhos inusitados podem ajudar a acalmar a criança ao ponto dela pegar no sono. Está preparada para saber quais?
Equipamentos semelhantes aos secadores de cabelo e aspiradores de pó!
Parece loucura, mas se pensarmos bem até que faz sentido: essa resposta pode estar relacionada ao ruído branco – sons que podem ser emitidos por diversas fontes, mas que compartilham frequências na mesma potência.
Esse tipo de som se tornou famoso por ajudar a abafar barulhos externos, como os de conversas, buzinas e automóveis, contribuindo para um ambiente mais calmo.
Além disso, de acordo com a BBC News Brasil, os ruídos brancos possibilitam o aumento do limite auditivo.
Em outras palavras, os estímulos auditivos intensos atrapalham menos o sono.
É por essa razão que algumas pessoas dormem mais rápido quando estão assistindo televisão, viajando de carro ou com o ventilador ligado.
Como o barulho do útero pode acalmar o bebê?
É meio contraditório um barulho acalmar, não é mesmo?! Especialmente quando pensamos em um bebê, que é tão sensível a estímulos externos.
Porém, é isso mesmo: em seu tempo no útero, o pequeno escuta vários barulhos, tais como batimentos cardíacos, circulação sanguínea e respiração da mamãe.
Ele escuta até o som da água, devido ao líquido amniótico que fica à sua volta. Então, se você achava que o útero era um lugar quieto, não é nada disso!
Segundo o pediatra Lívio Francisco da Silva Chaves, em uma matéria para a Revista Crescer, no interior do útero, a criança escuta ruídos que podem variar entre 40 e 50 decibéis.
Para referência, esses valores estão entre uma voz sendo cochichada e o choro de um bebê, segundo a Tabela de Decibéis emitida pela USP.
Assim, os bebês que estão na barriga da mamãe não ficam em um ambiente completamente silencioso.
A combinação dos sons emitidos proporciona um constante ruído branco que faz com que o bebê se sinta calmo e seguro – e acostumado com tudo, menos o silêncio.
É por isso que as simulações do som uterino conseguem acalmar os pequenos!
No entanto, isso só vale para crianças até três meses de idade. Depois desse período, elas começam a perceber e identificar os barulhos que ocorrem à sua volta, deixando os ruídos menos eficientes.
Como colocar som de útero para os bebês?
Com a internet, ficou bem mais fácil para nós, mamães, lidarmos com os momentos de agitação dos bebês.
Ao pesquisar “som do útero” no Google, você encontrará diversos sites e vídeos que simulam o barulho que mais acalma os pequenos.
O termo está entre aspas, pois, apesar de alguns serem realmente simulados, outros são gravados diretamente do útero. Abaixo, anexamos um exemplo.
É incrível a semelhança que tem com um secador de cabelo, né? Nós ficamos chocadas também, mas se os bebês gostam e aprovam com um soninho de qualidade, é isso que importa.
Entretanto, antes de colocar o pequeno para ouvir o som, é fundamental ter alguns cuidados:
- Não utilize essa técnica sempre, é imprescindível que o bebê consiga se acalmar e dormir com outros métodos. Assim, ele estará atento a outros barulhos que ocorrem em seu redor, promovendo a sua audição e seu desenvolvimento cognitivo e sensorial;
- Atente-se ao equipamento responsável pelo barulho. Deixá-lo muito próximo ao bebê pode causar incômodos devido à altura do volume e ao brilho das telas. Mantenha uma distância de pelo menos dois metros entre o aparelho e o neném.
Agora que você conhece tudo sobre o som do útero e os cuidados necessários ao tocá-lo para o pequeno, chegou a hora de aproveitar todos os seus benefícios!
Lembra do estudo que mencionamos no início do texto? A grande maioria dos recém-nascidos dormiu em cinco minutos!
Então, já faça os preparativos para a soneca do bebê: escove os seus dentinhos para evitar a cárie de mamadeira, afofe o berço e ligue a babá eletrônica!
Brandili: saiba de tudo sobre a maternidade
Se você gosta de ler e aprender mais sobre o universo da maternidade, continue navegando pelo Blog da Brandili!
Você vai achar diversos conteúdos informativas e interessantes. Um bom exemplo é a “mãe do corpo“, que é uma condição médica que gerou uma lenda muito intrigante.
Além das temáticas curiosas, trazemos também assuntos relacionados à saúde – tanto do bebê quanto da mamãe.
Um ótimo exemplo é o texto “Ansiedade na gravidez: 6 dicas para superar os sintomas” que pode ajudar muitas mães a entenderem um pouco mais sobre esse transtorno psiquiátrico.
Confira os nossos posts e amplie seus conhecimentos!