Quando as mamães estão grávidas e na espera do neném é muito comum encontrar por aí uma grande variedade de listas com o que não pode faltar no enxoval. Mas depois que eles crescem, as necessidades mudam e pouco se fala sobre isso. Se o seu baby está nessa fase, preparamos uma lista de roupas para bebê de 1 ano que vai te ajudar bastante.
O primeiro ano de vida do bebê passa rápido e ao longo desses 12 meses as necessidades vão mudando, de acordo com o desenvolvimento. Quando os pequenos completam um ano muita coisa muda, eles deixam de passar a maior parte do tempo deitados, começam a dar os primeiros passos e a soltar as primeiras palavras.
Junto com esse desenvolvimento, as roupinhas que eles usam começam a mudar e começa a ser necessário fazer novas compras. Eles não só crescem, como também passam a ficar mais ativos e agitados e algumas peças, que antes eram fundamentais, já começam a não fazer mais sentido.
Se antes a temperatura corporal variava bastante e por isso eles tinham a necessidade de vestir algumas camadas de roupas, como body, calça culote e macacão. Agora eles já começam a sentir mais calor e já não precisam de tantas peças assim.
Se você é mamãe de primeira viagem, é normal ficar meio perdida, sem saber o que muda, o que deve ser mantido e principalmente, o que comprar. Mas essa dúvida também pode bater até mesmo em quem já passou por essa experiência antes. Então, continue a leitura para descobrir o que passa a ser indispensável agora.
Conteúdo
O que muda para o bebê a partir de 1 ano?
Antes de irmos para a lista, é muito importante entender essa nova fase na vida do bebê, esse entendimento fará toda a diferença e também ajudará bastante no momento das compras e das escolhas.
É por volta de 1 ano que os bebês começam a andar e a ficar em pé sozinhos, eles desenvolvem mais ainda a sua coordenação motora e também a coordenação motora fina. Inclusive aqui no blog você aprende algumas atividades para fazer com os pequenos pra desenvolver a coordenação motora fina.
Nessa fase eles já começam a compreender ordens e comandos, já começam a falar as primeiras palavras e também a ter mais autonomia para comer. As brincadeiras já começam a mudar e eles adoram se esconder e empilhar objetos.
Como eles passam a ficar cada vez mais espertos e ativos, agora os sapatinhos deixam de ser apenas um acessório e tornam-se indispensáveis. Os bodys também já começam a sair de cena, dando lugar a roupinhas que facilitam mais ainda no momento de vestir, como os conjuntos.
A partir de um ano e meio os bebês também já começam a apresentar sinais de que está chegando o momento de dar adeus às fraldas. As calcinhas e cuequinhas acabam virando também outra peça bastante importante.
Para tirar todas as suas dúvidas em relação ao desfralde, você pode ler um conteúdo completo aqui no blog com 9 dicas para passar por essa mudança tranquilamente.
Lista de peças indispensáveis à partir de 1 ano
A palavra de ordem no momento de escolher as roupinhas para os pequenos de um ano é priorizar peças que sejam confortáveis e permitam a mobilidade, e que também tenham boa qualidade, sejam versáteis e fáceis de tirar e colocar.
A quantidade de peças é algo muito pessoal e pode variar de mãe para mãe, já que existem mamães que são mais minimalistas e adeptas do menos é mais e outras que adoram ter uma grande variedade de peças para fazer mais e mais combinações.
O clima também é outro fator que influencia bastante, afinal de contas se você mora no norte ou nordeste, que é calor praticamente o ano inteiro, não faz sentido investir em roupas de inverno, a menos que aconteça uma viagem. Já quem mora no sul e sudeste, precisa investir mais em roupas de frio do que de calor.
Como os pequenos crescem bem rápido e uma peça que cabe perfeitamente hoje pode daqui a algumas semanas ficar pequena, a dica é sempre investir em peças um pouco maiores ou que possam ser ajustadas, assim a roupa pode ser aproveitada por mais tempo e não se perde antes mesmo de ser usada.
No caso de roupas de estação, que costumam ter promoções com ótimos preços na estação oposta, a dica de comprar uma tamanho maior deve ser seguida mais ainda. Se está verão, a tendência é que as roupas de inverno fiquem mais baratas e vice versa.
Então, veja a nossa lista com que não pode faltar para te ajudar no momento das compras:
- Camisetas de manga curta e manga comprida;
- Regatas;
- Leggins;
- Shorts e bermudas;
- Casacos (se a região tiver inverno);
- Vestidos;
- Conjuntos;
- Pijamas;
- Blusa FPS;
- Maiô/sunga/biquíni;
- Fralda impermeável;
- Calcinhas;
- Cuecas;
- Meias;
- Tênis;
- Chinelo;
- Sandália;
- Alpargata;
- Bota.
Dica extra!
Tão importante quanto o conforto é investir em peças que ofereçam segurança aos pequenos. Então, evite roupas com cordões e capuz, laços, botões e outras aplicações. Esses pequenos detalhes que podem deixar a roupinha mais estilosa, podem causar acidentes.
Com essas dicas, o momento das compras para o segundo enxoval do bebê será muito mais fácil e assertivo.
Não deixe de conferir o nosso conteúdo sobre tamanho de roupa infantil e aprenda a escolher sem erros! Até o próximo post!