Não é muito incomum que durante a infância alguns pequenos necessitem fazer o uso de óculos e por conta da tão pouca idade é normal que algumas mamães e papais tenham muitas dúvidas e até um certo medo em relação a escolha do óculos para crianças.
Qual a armação mais indicada? Existe lente específica? Criança pode usar óculos de sol? Essas são só algumas das dúvidas e talvez sejam as suas também. Continue a leitura e veja algumas dicas que podem facilitar a escolha e a compra.
Conteúdo
Quando levar a criança ao oftalmologista?
Essa talvez seja a principal dúvida dos pais, já que por serem pequenas, nem sempre as crianças conseguem expressar que estão tendo alguma dificuldade na visão e isso é completamente normal.
Logo após o nascimento, ainda na maternidade, é realizado o Exame do Olhinho. O exame é realizado pelo pediatra e é um teste simples, rápido, indolor, e muito importante! Por meio dele é possível identificar precocemente alguns problemas como estrabismo, desvios oculares, glaucoma, infecções, tumores e até catarata congênita.
O reflexo vermelho da retina e também a cor das pupilas são avaliados no teste e em caso de ser notada alguma alteração como opacidade ou obstáculo que não deixa que a luz entre nos olhos, o neném deve ser encaminhado a um oftalmologista para que sejam feitos outros exames mais específicos e o problema seja tratado o mais rápido possível.
Até os dois anos de idade, como elas não se expressam tão bem verbalmente, é imprescindível estar atento a alguns sinais. O lacrimejamento, vermelhidão nos olhos, dificuldade para fixar o olhar, a presença de manchas e reflexo esbranquiçado na direção dos olhos em fotos são alguns dos sintomas.
Já a partir dos três anos, as crianças podem começar a ter uma maior facilidade para falar com clareza algum sintoma sentido.
Mesmo sem apresentar qualquer sintoma, a Sociedade Brasileira de Oftalmologia Pediátrica aconselha que até os dois anos o acompanhamento deve ser semestral e após isso, a ida uma vez ao ano até os 10 anos de idade é o recomendado. Caso os pequenos apresentem qualquer sintoma, a ida ao oftalmologista deve ser imediata. Quanto mais cedo o problema for encontrado, mais eficiente será o tratamento.
Sinais que podem indicar problemas oftalmológicos
Durante a infância a observação dos pais é muito importante não só para detectar dificuldade na visão como também outros problemas no desenvolvimento infantil. Veja alguns dos sinais mais frequentes:
- Vermelhidão nos olhos;
- Coceira nos olhos;
- Lacrimejamento constante;
- Apertar os olhos para enxergar;
- Sensibilidade a luz;
- Assistir TV, ler ou usar o tablet/smartphone muito perto dos olhos.
Além desses sinais, o baixo desempenho escolar e o déficit de atenção também podem ser indicativos de dificuldade na visão.
Criança pode usar óculos de sol?
Muita gente acha que óculos de sol é coisa de adulto e que para as crianças eles são apenas um acessório divertido para ficar bem na foto, mas fique sabendo que o uso deles é muito importante e inclusive pode ajudar a evitar problemas futuros.
Mas para que a proteção dos raios solares seja completa, é indispensável o uso de armações com lentes que contenham proteção UVA e UVB. Então nada de comprar em camelôs ou em lojas que não tenham certificação.
Os olhos e também a pálpebra dos pequenos são muito mais sensíveis que dos adultos, inclusive a lente dos olhos, até mais ou menos os 10 anos de idade, é mais clara. Esse fator faz com que os raios do sol penetrem com mais facilidade. Com o avanço da idade a lente vai ficando com uma opacidade maior, garantindo que a proteção também seja maior.
Por isso, é muito importante que naquela ida à praia ou à piscina, além do protetor solar, as crianças também façam o uso de chapéus e óculos de sol.
Ainda não existe um consenso quanto a idade indicada para iniciar o uso dos óculos de sol, para alguns especialistas a partir dos 6 meses de vida o uso já está liberado.
Outros acreditam que até os três anos de idade a visão dos pequenos ainda não teve um desenvolvimento completo e o uso desse tipo de óculos pode mais atrapalhar que ajudar.
Então, o ideal é consultar o oftalmologista do seu pequeno para saber se o uso já está liberado ou tem alguma contraindicação. De qualquer forma, não deixe as crianças expostas ao sol por muito tempo, principalmente entre às 10h da manhã e às 16h da tarde.
Caso elas fiquem muito tempo expostas ao sol, veja quais são e como identificar os sintomas de insolação infantil.
Como escolher o melhor modelo de óculos para as crianças?
Agora vamos ao que interessa, o que deve ser levado em consideração no momento da escolha dos óculos para as crianças. Por serem pequenos, o nariz ainda não está totalmente formado, então a armação deve oferecer conforto e também deve ser resistente, já que é normal que na infância eles não sejam tão cuidadosos.
Óculos de grau
Os óculos de grau são de uso diário e frequente e por esse motivo a armação deve ser adequada para as crianças, tanto no tamanho quanto no material. Além disso, há outros fatores fundamentais: a escolha das lentes e do apoio nasal, e também a escolha das hastes que vão em cima das orelhas.
O conforto é muito importante, por isso os materiais mais indicados para as armações infantis são o grilamind, a resina morfa termoplástica e o silicone.
O acetato é uma material resistente, mas não é indicado para uso infantil por ser mais pesado, assim como as armações de metal que podem machucar a criança e também as de três peças e de meio aro, que podem desmontar com facilidade.
A armação de silicone é bastante flexível e se ajusta com facilidade no rosto, por isso é a mais indicada para as crianças pequenas. Alguns modelos contam com elástico nas hastes, que evita que os óculos caiam durante a brincadeira e o dia-a-dia na escola. A resina morfa termoplástica e o grilamind também são materiais com bastante flexibilidade e resistência a quedas.
O modelo de armação mais indicado é a de aro fechado, aquela que segura a lente por completo. O apoio nasal também é importante. Como dependendo da idade o nariz da criança ainda não está totalmente formado, alguns modelos contam com suporte e ajuste de plaquetas, para que elas sejam modificadas de acordo com as mudanças do osso do nariz.
O tamanho da armação também é importante. Independente do formato da armação, ela não deve ficar abaixo da altura da sobrancelha e nem ultrapassá-la. Quando fica muito abaixo as crianças podem criar a mania de olhar por cima e não através da lente, nesse caso, o óculos não terá efeito nenhum.
No momento da escolha da lente, as mais indicadas são as de resina, policarbonato e trivex, por terem uma alta resistência e ao mesmo tempo serem mais leves que outros materiais.
Algo que também deve ser levado em consideração é a opinião da criança, por isso é imprescindível que ela seja levada na ótica para a escolha. Por não estarem habituadas ao uso dos óculos, fazer com que elas participem irá facilitar o entendimento do porque é necessário usar os óculos.
Os modelos coloridos são lúdicos e ótimos para os pequenos. Uma dica é deixar os pequenos à vontade durante a escolha e também mostrar que mesmo usando os óculos, eles continuam lindos.
Óculos de sol
Os óculos de sol, mesmo sendo pouco usados, também devem atender alguns critérios para que tenham a proteção garantida. As lentes do óculos devem filtrar 100% os raios UV, então o ideal é que sejam de marcas de qualidade e de preferência originais.
Aqueles modelos encontrados nos camelôs não oferecem proteção e diminuem o reflexo da pupila, fazendo com que a radiação solar entre nos olhos com ou sem óculos.
Ainda falando de lentes, as mais indicadas para os pequenos são as de policarbonato, por serem mais resistentes e leves, em comparação às de vidro. Evite modelos com lentes muito escuras para que a capacidade visual não fique comprometida e nem cause cansaço ocular.
As armações podem ser coloridas e até ter formatos divertidos, como as redondas e estilo gatinho, mas o mais importante é que elas protejam as pálpebras e olhos e tenham um bom ajuste no rosto da criança.
Aqui a escolha do material da armação também é a mesma dos modelos de grau, dando preferência aos materiais como o grilamind, o silicone e a resina morfa termoplástica.
Ainda tem dúvidas sobre a escolha do modelo da armação? Temos um post aqui no blog com algumas inspirações de óculos de sol para crianças.
Caso o seu pequeno precise usar óculos de grau ou você opte pelas armações de sol para os dias de praia e piscina, com as nossas dicas e orientação será muito mais fácil escolher o modelo ideal que garanta conforto, segurança e resistência!
Gostou das dicas? Aproveite também para ler o nosso conteúdo sobre tamanho de roupa infantil e saiba como escolher sem errar.