Início » Gravidez » Conheça o que acontece quando se está com 39 semanas de gravidez

Conheça o que acontece quando se está com 39 semanas de gravidez

4 minutos de leitura

Quando se está com 39 semanas de gestação, o bebê está preparado para nascer. Já você, mamãe, se sente cansada e ansiosa com a espera do momento do parto. Como o neném se desenvolve muito em curtos períodos de tempo, é sempre bom acompanhar e ficar atenta ao que ocorre em cada uma das etapas da gravidez.

gestante com 39 semanas segurando alguns briquedos de bebê

Pensando nisso, preparei um conteúdo especial para te ajudar a conhecer melhor essa etapa do desenvolvimento da criança e quais mudanças podem ocorrer no seu corpo. Confira!

Quantos meses equivalem a 39 semanas?

As 39 semanas equivalem a 9 meses e representam o final do terceiro trimestre da gravidez. Os cálculos são feitos com base em meses de 4 semanas. Por isso, nem sempre representam o que ocorre na realidade, pois existem meses que têm 5 semanas no calendário. É importante lembrar também que o período de gestação é contado a partir do primeiro dia da última menstruação.

Como está o desenvolvimento do bebê com 39 semanas?

Com 39 semanas de gestação, o bebê pesa cerca de 3,5 kg e mede aproximadamente 50 cm de comprimento total. Seus órgãos já estão totalmente formados e prontos para funcionar fora do útero. Já a cabeça permanece amolecida e o neném começa a se posicionar virado para o canal vaginal para facilitar o parto normal.

mãe olhando a ultrassom de um bebê de 39 semanas

Durante essa etapa do desenvolvimento, a pele se torna mais espessa e uma camada de gordura está sendo formada diariamente. Ocorre, ainda, o fortalecimento do sistema imunológico por meio do recebimento dos anticorpos da mãe pela placenta.

O que é normal sentir com 39 semanas de gravidez?

Nessa fase da gravidez, você pode apresentar inchaços nos braços e pernas e sentir as contrações de treinamento, ou de Braxton Hicks, que preparam o corpo para o momento do parto. As mamães também experienciam a ocorrência de corrimento vaginal sanguinolento e a liberação do tampão mucoso, que pode ser um sinal de que a hora do nascimento está chegando.

Além disso, é comum o cansaço entre as mamães e o aumento das idas ao banheiro, pois o útero pressiona a bexiga. Outro fator que costuma ser relatado pelas gestantes é a ansiedade, já que, a partir dessa fase, o bebê pode nascer a qualquer momento sem complicações.

Qual a probabilidade de entrar em trabalho de parto com 39 semanas?

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o bebê já está pronto para vir ao mundo, pois os órgãos já são capazes de funcionar fora do ambiente da barriga da mãe. Para saber quais os sintomas de parto com 39 semanas, confira a seguir a lista que preparei:

  • Tampão mucoso expelido;
  • Ocorrência de contrações ritmadas, ainda que fracas;
  • Rompimento da bolsa.

Estou com 39 semanas, quando devo ir à maternidade?

Dois dos sinais mais comuns mostrando que já é hora de ir para a maternidade quando se está com 39 semanas são as cólicas fracas e a barriga dura. No entanto, existem outros indícios que seu corpo pode dar, como:

  • Diminuição dos movimentos do neném;
  • Sangramentos vaginais intensos;
  • Rompimento da bolsa;
  • Contrações que duram pelo menos 40 segundos com intervalo de até 6 minutos.

Em geral, os bebês nascem somente 8 ou 12 horas depois do início do trabalho de parto. Então, você pode se arrumar com calma e até mesmo tomar um banho antes de ir para o hospital.

Entretanto, se houver a presença de um líquido fétido, marrom, esverdeado ou com sangue logo após o estouro da bolsa, é importante buscar ajuda médica, para que uma avaliação detalhada seja feita, a fim de evitar complicações.

Estou com 39 semanas e nada do meu bebê nascer, o que fazer?

Mantenha a calma. Sei que é difícil, mas você precisa ter em mente que, em média, os nenéns vêm ao mundo com 40 semanas. Entretanto, o período de gestação de até 42 semanas é considerado normal e saudável pela OMS. Por isso, aproveite esse momento de espera para descansar, dar os toques finais no quartinho, organizar a mala da maternidade ou escolher o nome, se isso ainda não foi feito.

Converse também com seu médico sobre planos de indução e cesária, para ficar mais tranquila e escolher a melhor opção para você e seu filho caso o trabalho de parto não ocorra naturalmente após as 40 semanas.

gestante se consultando no médico

Com 39 semanas de gravidez, os bebês têm um tamanho equivalente ao de uma melancia e já estão com os órgãos prontos para o funcionamento fora do útero. Nessa fase, as mães podem entrar em trabalho de parto a qualquer momento e se sentem mais cansadas e ansiosas. Mas não é preciso se desesperar, porque o mais comum é os nenéns nascerem com 40 semanas e esse prazo pode ser estendido com segurança por até 14 dias.

Agora que você já sabe o que acontece na época das 39 semanas de gestação, veja também o texto publicado aqui no blog sobre os primeiros 100 dias do recém-nascido e se prepare para a nova etapa!

Avalie este post
Compartilhe:
Jefferson Back

Autor: Jefferson Back

Graduado em Publicidade e Propaganda pela Unisociesc Blumenau, atua no universo digital há quase dez anos. Pós-graduando em Neuromarketing e Brandsense pela Universidade do Vale do Itajaí (Univali), é fascinado pelo mundo da comunicação e comportamento humano.

Deixe um comentário